Pratique atividade física

- A pratica de atividade física regular tem benefícios para saúde mental e sobre a ansiedade e estresse.

 

- Praticar exercício físico melhora a atenção e o foco, a memória e também da qualidade do sono e da disposição a atividades diárias.

 

- Os exercícios físicos mais indicados são aqueles que promovem movimento do corpo: caminhada ou corrida, natação, dança e ciclismo.

 

- Procure exercícios acessíveis, que podem ser feitos ao ar livre ou em casa.

Medite

Como posso cuidar da minha saúde mental?

Diversifique seu lazer

Sem poder sair de casa, fica difícil diversificar os momentos de lazer. Você pode ouvir música, aprender a dançar, ver filmes, cozinhar, adotar um pet, cuidar de uma planta, tentar artesanato, escrever um diário, ficar com a família. Se tiver crianças em casa, estimule-os com atividades lúdicas, evitando dessa forma o contato único com eletrônicos.

Tente dormir bem

- Dormir bem é um hábito que deve ser incluído na rotina de todos.

- Especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia, sem interrupções.

- É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.

- Durante o sono é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. 

- Você sabia que essa é uma prática tradicional de cultura oriental? Usada para diminuir a ansiedade, acalmar as emoções e melhorar a atenção e o foco.

- A meditação deve ser incluída na rotina para ter efeitos sobre a saúde mental, porém não requer longas sessões e nem materiais especiais.

- Ao iniciar você pode buscar por exercícios em sites ou aplicativos que disponibilizam gratuitamente os primeiros passos a serem dados, além de orientações sobre o ambiente e a frequência para ter mais benefícios a sua saúde mental.

Faça terapia

- É importante ter um espaço em que você possa falar à vontade sobre seus sentimentos, dúvidas, medos e angústias. Este lugar pode ser a terapia.


- Terapia não é “coisa de doido” não, viu? Qualquer pessoa pode (e deve!) fazer terapia.

 

- Ela é realizada por um profissional treinado, o psicólogo, que utiliza uma série de técnicas para ajudar você a se conhecer melhor, a lidar melhor com seus próprios sentimentos e problemas pessoais.

 

- Todo mundo tem problemas nessa vida, não é mesmo? Por isso, se tiver condições, faça terapia. Alguns serviços podem ser caros, mas existem algumas faculdades que oferecem atendimentos gratuitos, e também alguns psicólogos que cobram um preço bem em conta que talvez caiba no seu orçamento.